Este blog tem a finalidade de divulgar textos, reflexões, homilias, vídeos do Pe. Cyzo Assis Lima,fpm.

Arquivo do blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

JUBILEU SACERDOTAL DE 25 ANOS PE. CYZO ASSIS LIMA


Hoje vamos apreciar a linda saudação de Ir. Aurélia Illy - Irmã de São Carlos Borromeu da Alemanha.
Uma amizade de longos anos gestada na solidariedade e no amor aos mais pobres e sofredores. No final do relato, Ir. Aurélia nos conta como tudo começou.

D-Bonn, março de 1992 - a primeira fotografia de Pe. Cyzo com Ir. Aurélia.
Á direita está o senhor +Manfred Sauer.
Estimado Padre Lima, estimado irmão em Cristo,
O seu dia de graça de jubileu de prata sacerdotal, que tem o privilégio de festejar na festa da Nossa Senhora de Guadalupe no dia 12 de dezembro de 2012, desperta em mim pessoalmente gratidão e reflexão. Gratidão pelo fato de poder acompanhar e partilhar este caminho da sua vocação espiritual há mais de 20 anos. Gratidão também pelos resultados obtidos em relação ao objetivo comum: o desejo de oferecer às pessoas nas favelas, especialmente às crianças e jovens, uma luz de esperança e de amor.
Reflexão sobre o caminho percorrido. Eu conheço as pedras encontradas neste caminho, pequenas e grandes, que precisavam ser removidas. As fases de vida em que você tinha de suportar mágoas e feridas provocadas pela sua função de fundador da Fraternidade Palavra e Missão. Do ponto de vista espiritual, muitas vezes "a Sexta-Feira Santa e a Páscoa" andavam juntas na sua vida.
Muitas pessoas que observaram o seu caminho de fundador tinham dúvidas e não consideravam possível que a fundação da nova Fraternidade conseguiria sobreviver aos primeiros anos. Não foram sempre as cruzes a serem carregadas que foram postas nos seus ombros pelas pessoas. Com o aumento da tarefa caritativa pela construção dos diferentes centros comunitários infantis, as preocupações financeiras cresceram continuamente. Para dizer a verdade, também eu tinha dúvidas de vez em quando se este obstáculo poderia um dia ser vencido.
Você, estimado Padre Lima, se mostrou no decorrer dos últimos anos sempre como "advogado dos pobres confiados a você" e era evidente que somente o Deus bondoso podia fazer um "milagre" para que não arruíne a obra completa através das crescentes cargas financeiras. Você aguentou anos com muitos altos e baixos e no decorrer dos últimos 25 anos se tornaram visíveis inumerosos milagres de amor nas pessoas confiadas a você, em especial nas crianças e jovens. A sua Fundação Palavra e Missão tem as suas raízes na terra da Igreja.

25 anos de sacerdote - 25 anos de fundador da Ordem - 25 anos de iniciador de numerosas obras apostólicas e caritativas da Fraternidade Palavra e Missão!


Envio felicitações cordiais, estimado Padre Cyzo, para o êxito das suas obras grandiosas e para o seu jubileu - também em nome das minhas coirmãs em Bonn. Se o caminho da sua vocação "dourar" sempre mais nos próximos anos, desejo a você que a pequena semente de trigo da sua comunidade cresça até se tornar uma magnífica árvore resistente.
Que a palavra de Jesus "não andeis ansiosos, estou convosco todos os dias até o fim do mundo" seja para você esperança, confiança e guia para o futuro no seu caminho cheio de responsabilidade. Deus será um dia a sua abundante recompensa.
Em solidariedade de irmã. 
Sua



P.S.
Padre Lima veio em 02 de janeiro de 1992 a Bonn para aprender alemão no Instituto Kreuzberg. Lembro muito bem que o tempo frio de inverno aqui na Alemanha foi um desafio para ele.
Nós, as irmãs de São Carlos Borromeu - a nossa ordem com o generaládego em Trier/Alemanha foi fundada em Nancy/França em 1652 - residimos perto do Instituto Kreuzberg e pedimos um sacerdote para celebrar a santa missa diária em nossa casa. O sacerdote novo do Brasil estava disposto a fazer isso - e então nos conhecemos na nossa "Casa Elisabeth". Em primeiro lugar, a comunicação foi feita por meio de um intérprete, Sr. Anton Schulte+, porque nós, as irmãs, não falávamos português e Padre Lima ainda não falava alemão.
Não esqueço que um dia após a missa dominical o Padre Lima pediu para conversar comigo. Contou que fundou um centro comunitário infantil na sua pátria Brasil em Santa Cruz do Sul e que agora estava precisando de pessoas que o ajudassem com meios financeiros. E se eu estaria disposta a ajudá-lo. Confiando na ajuda de Deus concordei, sem ter na altura a mínima ideia das dimensões de trabalho ligadas a esta promessa. As preocupações e anseios de Padre Lima sempre foram também as minhas. Que as várias obras da misericórdia no futuro através dos membros da Fraternidade Palavra e Missão tragam bênção e esperança para muitas pessoas.

Bonn, em 04 de novembro de 2012 na festa do São Carlos Borromeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário