Este blog tem a finalidade de divulgar textos, reflexões, homilias, vídeos do Pe. Cyzo Assis Lima,fpm.

Arquivo do blog

sábado, 8 de dezembro de 2012

UMA GRANDE AMIZADE!


Jefferson Magalhães dos Santos reside em Porto Alegre no Rio Grande do Sul é psicólogo e amigo pessoal do Pe. Cyzo  desde a juventude. Segue o seu lindo texto que nos apresenta, além da bonita história de amizade, também os ideais e os sonhos dos quais impulsionaram a fundação da Fraternidade Palavra e Missão!

Jefferson Magalhães cantando "Águas de Março"
na festa dos 50 anos do Pe. Cyzo  em março de 2008
Vale de Nazaré, Santa Cruz do Sul - RS
Escrever sobre o Cyzo é escrever sobre uma grande amizade. Uma amizade que nasceu numa época em que uma geração de jovens fazia suas escolhas primordiais de vida. Os anos 70 e 80 para mim e para o Cyzo foram determinantes para as opções de vida que faríamos para sempre. Nestes anos conturbados resolvemos optar pela construção de um Reino fraterno de justiça e igualdade entre os homens. Esta opção determinou o restante.

No início, todos queríamos ser padres para melhor servir ao reino. As vidas foram se diversificando. Eu casei e tive filhos. O Cyzo ficou padre e fundou, juntamente com o Stoffel a Fraternidade Apostólica do Anúncio da Palavra, hoje Fraternidade Palavra e Missão.

Nunca esqueço um seminário de Doutrina Social da Igreja que fizemos a muito tempo no Instituto de Pastoral da Juventude. O curso era dado por um padre dominicano que tinha em torno de 75 anos. Era um homem muito sensível e terno. Gostava de contar histórias do passado. Ele nos contou que quando era seminarista jovem, havia um padre que era considerado louco por todos e que vivia isolado dentro do seminário. Ele e um pequeno grupo costumavam se reunir no porão de um dos prédios, em segredo,  para celebrar a missa em português e de frente para o grupo. Isto num tempo pré conciliar!

Pois bem. Para mim o Cyzo representa muito este padre louco que ousou antecipar a boa nova do Concilio. Sim; o Cyzo é um padre louco. Louco de amor pelos pobres e sofredores. Somente um padre louco poderia construir do nada em Santa Cruz do Sul o projeto Crescer Sempre e os Lázaros de Betânia. Somente um padre louco poderia abrir novamente do nada, uma missão em Minas Gerais e outra em Irai, para atender crianças pobres e indígenas.

Sim o Cyzo é um padre louco. Louco de amor pelas pessoas. Somente um padre louco poderia fundar uma Fraternidade onde homens e mulheres convivem nas mesmas comunidades. Somente um padre louco poderia acolher pessoas egressas de outras instituições, mesmo sabendo dos perigos que isto envolve. Somente um padre louco poderia ajudar financeiramente (em segredo) muitas pessoas de sua relação (inclusive eu), apesar dos problemas financeiros da Fraternidade.

É a este padre louco que agora em seu jubileu declaro o meu amor e respeito. Sempre estarei contigo e com a tua Fraternidade. Um beijo bem estalado e um grande abraço. Jefe     

Nenhum comentário:

Postar um comentário