Este blog tem a finalidade de divulgar textos, reflexões, homilias, vídeos do Pe. Cyzo Assis Lima,fpm.

Arquivo do blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

UM PASSARINHO PEDIU A MEU IRMÃO...

Em nome da Família Lima, a Sra. Maria Isabela Guimarães, irmã do Pe. Cyzo prestou uma linda homenagem ao final da missa do dia 15/12, realizada na Área Pastoral São Pedro Apóstolo!
Compartilhamos hoje a poesia de Manoel de Barros que Isabela declamou ao seu/nosso querido irmão!
________________________________________


“Um passarinho pediu a meu irmão para ser sua árvore.

Meu irmão aceitou ser a árvore daquele passarinho.

No estágio de ser essa árvore, meu irmão aprendeu de

sol, de céu e de lua mais do que na escola.

No estágio de ser árvore, meu irmão aprendeu para santo

mais do que os padres lhes ensinavam no internato.

Aprendeu com a natureza o perfume de Deus.

Seu olho, no estágio de ser árvore, aprendeu melhor o azul

E descobriu que uma casa vazia de cigarra esquecida

no tronco das árvores só serve pra poesia.

No estágio de ser árvore, meu irmão descobriu que as árvores são vaidosas,

Que justamente aquela árvore, na qual meu irmão se transformara,

envaidecia-se quando era nomeada para o entardecer dos pássaros

e tinha ciúmes da brancura que os lírios deixavam nos brejos.

Meu irmão agradecia a Deus aquela permanência em árvore,

porque fez amizade com muitas borboletas."

Querido irmão Cyzo,

Fiquei muito emocionada ao ler essa poesia, pois retrata bem a 
sua vida batalhadora ao longo de 25 anos junto aos mais pobres.

As borboletas de que fala representam seus fiéis, seus irmãos, seus pais, seus amigos, sua comunidade e esta sua irmã que muito o admira pela coragem de abdicar de sua vida em prol dos mais necessitados, dos excluídos, dos hipossuficientes.

Sinceramente, você é uma dádiva de Deus. É, realmente, um verdadeiro padre missionário! Sem contar que você, para mim, é o São Francisco de Assis do século 21, pois não é à toa que tem o nome dele estampado no seu!

Parabéns por essa missão tão linda!

Com carinho, afeto e admiração de sua irmã Maria Isabela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário